quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Então orei ao Deus dos céus

Sucedeu, pois, no mês de Nisã, no ano vigésimo do rei Artaxerxes, que estava posto vinho diante dele, e eu peguei o vinho e o dei ao rei; porém eu nunca estivera triste diante dele. E o rei me disse: Por que está triste o teu rosto, pois não estás doente? Não é isto senão tristeza de coração; então temi sobremaneira. E disse ao rei: Viva o rei para sempre! Como não estaria triste o meu rosto, estando a cidade, o lugar dos sepulcros de meus pais, assolada, e tendo sido consumidas as suas portas a fogo? E o rei me disse: Que me pedes agora? Então orei ao Deus dos céus, E disse ao rei: Se é do agrado do rei, e se o teu servo é aceito em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique. Então o rei me disse, estando a rainha assentada junto a ele: Quanto durará a tua viagem, e quando voltarás? E aprouve ao rei enviar-me, apontando-lhe eu um certo tempo. Disse mais ao rei: Se ao rei parece bem, dêem-se-me cartas para os governadores dalém do rio, para que me permitam passar até que chegue a Judá. Como também uma carta para Asafe, guarda da floresta do rei, para que me dê madeira para cobrir as portas do paço da casa, para o muro da cidade e para a casa em que eu houver de entrar. E o rei mas deu, segundo a boa mão de Deus sobre mim. Neemias 2:1-8

Neste relato encontramos um homem de Deus que se preocupa com as outras pessoas em detrimento dele mesmo. No momento que Neemias escuta sobre a maneira que esta Jerusalém, ele fica triste, chora por causa da cidade esta destruída, ora perante o Deus a quem ele serve, rasga suas vestes. Busca ao nosso Deus como diz a Bíblia: “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes” Jeremias 33:3. “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.
Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á” Mateus 7:7-8.
A posição de Neemias e confortável, ele faz parte de uma nação que foi vencida, humilhada, destruída e o seu posso tirado de sua terra ou deixado na terra onde morava sem nada para sobreviver, sem comida, água, foram deixados para morar. Neemias esta na posição de coopero do rei, próximo do rei e o melhor lugar. Mais ele não é egoísta, pois, quando houve falar de sua nação sua reação foi de um autentico homem de Deus. “As palavras de Neemias, filho de Hacalias. E sucedeu no mês de Quisleu, no ano vigésimo, estando eu em Susã, a fortaleza, Que veio Hanani, um de meus irmãos, ele e alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus que escaparam, e que restaram do cativeiro, e acerca de Jerusalém. E disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo. E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus” Neemias 1:1-4. Esta é uma atitude de uma pessoa que tem Deus em primeiro lugar na sua vida.
Neemias ficou triste em sabem dos seus irmãos de pátria que estavam de qualquer maneira naquela nação. Mas ele buscou em Deus o que deveria fazer para ajudar seus irmãos. Primeiro buscou a Deus o que deveria fazer, depois teve uma oportunidade para falar com o rei, quando conseguiu falou aquilo conforme Deus orientou que falassem a ele. Não se preocupe quando deus esta no controle tudo vai bem, obedeça a Bíblia que diz: “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” Mateus 6:33. “Esforçai-vos, pois, muito para guardardes e para fazerdes tudo quanto está escrito no livro da lei de Moisés; para que dele não vos aparteis, nem para a direita nem para a esquerda”; Josue 23:6. “Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros”1 Samuel 15:22

Nenhum comentário:

Postar um comentário