segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Tiago o irmão de João o apostolo

E por aquele mesmo tempo o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja, para os maltratar; E matou à espada Tiago, irmão de João. E, vendo que isso agradara aos judeus, continuou, mandando prender também a Pedro. E eram os dias dos ázimos. E, havendo-o prendido, o encerrou na prisão, entregando-o a quatro quaternos de soldados, para que o guardassem, querendo apresentá-lo ao povo depois da páscoa. Atos 12:1-4 Tiago, irmão de João, está entre os mais conhecidos dos Apóstolos. Uma vez que existem dois homens chamados Tiago entre os Apóstolos, sempre há alguma confusão. Há duas coisas que as Escrituras usam para distinguir esses dois homens, ou para identificar especificamente aquele sobre o qual estamos estudando. Refere-se a ele como o irmão de João e como o filho de Zebedeu. Tiago era um pescador por profissão, assim como Simão Pedro e seu irmão André. Tiago e João estavam em um barco com seu pai Zebedeu, consertando suas redes, quando o Senhor Jesus passou por eles e chamou-os para serem discípulos. Deixaram imediatamente seu pai e sua ocupação para se tornarem seguidores de Jesus. Mais tarde ambos foram feitos Apóstolos. Tiago parece ter feito parte do círculo dos seguidores mais honrados do Senhor. Freqüentemente você lê sobre Jesus indo para um lugar aparte para orar e levando apenas Pedro, Tiago e João. Tiago era um homem de ousadia e, às vezes, ações prematuras, assim como Simão Pedro. Isso fez com que sofresse algumas repreensões vindas do Senhor. Leia Lucas 9:51-56. Outro lugar onde se manifesta o orgulho deles é em Mateus 20:2-22 e Marcos 10:35-45. (Leia essas importantes passagens!) Aqui Tiago e seu irmão estão procurando serem exaltados, mas esse não é o plano do Senhor para eles. Pouco se registra sobre Tiago depois da ascensão de Jesus até chegar a sua morte. Encontramos em Atos 12:2 que ele foi o primeiro dos Apóstolos a ser martirizado. Foi morto por Herodes por razões meramente políticas. Herodes fez isso por causa do seu ódio por Cristo e Sua igreja. Muitas das vezes, Deus escolhe usar Seus filhos na morte, assim como na vida. Os desenvolvimentos políticos de nossos dias poderiam muito bem levar alguns de nós a esse mesmo fim terrestre. Tiago foi martirizado aproximadamente nove anos depois da morte de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário