segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

HERODES O GRANDE

MATEUS 2


O homem a que se refere nessa passagem é conhecido como Herodes o Grande. Era sábio na área de economia e outros tais assuntos e foi quem construiu o templo de Jerusalém. Havia começado como governador do sul da Síria e avançou até tornar-se rei de um grande território. Era cruel e sanguinário. Quando morreu, seu reino foi dividido entre seus filhos: Arquelau, Antipas e Filipe.
Provavelmente o mais cruel dos atos de que se tem notícia sobre Herodes o Grande encontra-se no capítulo que lemos. Quando os magos que vieram do oriente chegaram a Jerusalém, sabendo apenas que havia sido profetizado para o recém nascido ser rei dos judeus, naturalmente foram a Herodes, o rei. Aparentemente não sabiam que Herodes era rei por manipulação política e não porque tinha propriamente parentesco sangüíneo com o trono de Davi.
Herodes viu a notícia do !rei novamente nascido? como uma ameaça à sua posição, autoridade e reinado. Seu primeiro pensamento foi matar a criança quem quer que fosse e onde estivesse. É por isso que, fingindo também desejar ir e adorar, instruiu os magos a retornar e instruí-lo onde estava Jesus. Deus, conhecendo os planos corruptos de Herodes, instruiu os magos através de uma visão num sonho a partir em outra direção, e assim o fizeram.
Quando Herodes viu que Deus havia arruinado seus planos e que não havia meio de saber quem era a criança, determinou que essa criança deveria morrer. Relembrando-se de que os magos tinham lhe falado que viram a estrela pela primeira vez há uns dois anos, Herodes enviou seus soldados à Belém e vizinhança para matar todos os meninos que tivessem dois anos ou menos. Esse ato impiedoso foi um cumprimento da profecia de Jeremias. Jesus, no entanto, estava no Egito nessa época porque Deus havia alertado José em um sonho.
Esse ato cruel de Herodes foi apenas um de uma longa seqüência de atentados da parte de Satanás para impedir o nascimento e a obra de Jesus Cristo. Você pode encontrar muitas outras dessas tentativas no Velho Testamento. O desejo de Satanás nunca tem mudado. E assim se mantém até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário